Métricas de negócio: 5 métricas que você precisa acompanhar na sua empresa

Métricas de negócio possibilitam a análise do desempenho da sua empresa. Saiba o que são e quais são as 5 principais que devem ser acompanhadas.

17/08/21 às 22:32
Métricas de negócio: 5 métricas que você precisa acompanhar na sua empresa

Conheça as principais métricas que você precisa acompanhar no seu negócio

O acompanhamento de dados da sua empresa é fundamental para que ela tenha um crescimento saudável e para que ela possa se expandir. Ao analisar o desempenho do seu negócio, você pode investir nas áreas corretas e diminuir gastos, além de muitos outros benefícios que o acompanhamento traz.

As métricas de negócios são indicadores sobre a sua empresa e são a base do acompanhamento da evolução do seu negócio. Vamos te mostrar 5 métricas de negócio mais importantes que você precisa acompanhar.

Mas antes veja mais sobre o que são métricas de negócio! 

As métricas de negócio são importantes no diagnóstico do desempenho da sua empresa I Foto: Freepik

 

O que são métricas de negócio?

As métricas de negócio são dados numéricos que quantificam o desempenho de uma ação ou de uma estratégia adotada pela empresa. Elas podem revelar informações sobre uma ação muito especializada ou, também, sobre o andamento geral do negócio.

Essas métricas são responsáveis por medir, quantificar e analisar ações, e esse acompanhamento pode favorecer o crescimento saudável da sua empresa. A gestão do seu negócio é associada à forma da condução da equipe, e das atividades, e às práticas da rotina. Os dados e informações trazidos pelas métricas dão um caráter mais objetivo e mais consciente para o gerenciamento.

Por que acompanhar métricas?

O acompanhamento de métricas é a mensuração e a análise das métricas. Com isso, é possível tomar decisões baseadas em fatos. Consequentemente, essas decisões estratégicas serão mais assertivas, melhorando a operacionalização do seu negócio.

Além disso, com dados e informações disponíveis, é possível focar em estratégias e ações que trazem os melhores retornos para a empresa, e, assim, reduzir os custos e fazer investimentos com precisão. Além da redução de custos, o acompanhamento de métricas permite que a equipe foque na produtividade e nas demandas, e não em estratégias arriscadas baseadas apenas na intuição.

As métricas de negócio, também, permitem a visualização de novas oportunidades e de quais ações serão necessárias para atingir esse objetivo. No mais, elas podem trazer um panorama geral de estratégias já aplicadas, mostrando seus pontos fracos e fortes, ajudando a identificar falhas e possíveis ajustes.

Por fim, as métricas aumentam a taxa de fidelização dos clientes e trazem estabilidade a longo prazo.

Como acompanhar métricas?

Primeiramente, o acompanhamento de métricas é um trabalho rotineiro e constante. Pelo menos uma vez por mês, a equipe deve se reunir para analisar os dados. Além disso, não é preciso acompanhar todas as métricas existentes, pois isso consumiria muito tempo e energia.

O acompanhamento de poucos e importantes métricas já garante resultados positivos. É interessante utilizar um painel de controle para melhor visualização dos dados. Além da métrica, você pode incluir a meta, a evolução e a periodicidade.

5 métricas de negócio que você precisa acompanhar

Agora que você já sabe o que são métricas de negócio, a importância de fazer o acompanhamento e como fazê-lo, veremos as 5 principais métricas de negócio que você precisa acompanhar. Confira:

 

1 – ROI

ROI é a sigla em inglês da expressão Return over Investment, que, traduzida, se torna Retorno sobre Investimento, e é uma das principais métricas. Isso porque o ROI calcula o lucro do seu negócio, abordando diretamente as finanças vinculadas a ações e investimentos feitos.

Assim, é possível ver de modo quantitativo o lucro ou a perda no investimento realizado. Com o cálculo é possível ver quais investimentos valem a pena, otimizar os investimentos que já dão resultados positivos e adequar as metas ao orçamento anual.

Como em um negócio os investimentos são feitos em várias áreas, o ROI pode ser calculado em diversos âmbitos. De qualquer modo, o cálculo é feito da seguinte maneira:

ROI = (lucro do investimento – custo do investimento) / custo do investimento

 

2 – NPS

NPS é a sigla de Net Promoter Score, e é o dado que mostra de forma quantitativa a satisfação do cliente com o atendimento, com os serviços ou com os produtos da empresa. Essa métrica também é essencial.

Pois, com o aumento dela, você pode converter, fidelizar clientes e consolidar a imagem do seu negócio. Para calcular, é preciso usar o índice NPS. Por meio de uma pesquisa de público, você pede uma avaliação aos clientes, que poderão dar notas em uma escala de 0 a 10.

O cliente que der uma nota de 0 a 6 é um cliente detrator, ou seja, insatisfeito; o cliente que der 7 ou 8 é passivo e o cliente que der 9 ou 10 é um cliente promotor, ou seja, satisfeito. O NPS é calculado da seguinte forma:

NPS = % clientes promotores - % clientes detratores

 

3 – Ticket médio

O ticket médio é uma métrica muito importante e muito fácil de ser calculada, e está relacionada ao valor médio gasto pelo cliente no seu negócio. Com um ticket médio baixo, é preciso um número maior de clientes para alcançar as metas de venda e os objetivos financeiros. Já se o ticket médio for alto, esses resultados são alcançados em menor tempo. Existem dois meios de calcular essa métrica:

Ticket médio = faturamento bruto / volume de vendas

Ticket médio = total de vendas em reais / número de clientes

4 – LTV

LTV é a sigla de Lifetime Value, também conhecida como Valor do Ciclo de Vida do Cliente. A métrica mostra quanto de lucro que o cliente trará para o seu negócio durante o tempo em que ele estiver ativo e comprando.

Prevendo a receita que vai entrar, o LTV auxilia na organização financeira, além de guiar decisões e ser um modo de perceber a retenção e o nível de satisfação dos clientes. A fórmula para calcular o LTV é:

LTV = valor do ticket médio x tempo de permanência do cliente

5 – CAC

O CAC é o Custo de Aquisição de Clientes. E mostra o investimento necessário para conquistar certo número de clientes em determinado período. O valor dessa métrica deve ser menor do que o ticket médio gasto pelo cliente e também menor do que o LTV. O objetivo do seu negócio deve ser diminuir o CAC para conseguir atrair mais clientes com o mesmo custo de marketing.

Os investimentos são utilizados no cálculo do CAC. Eles normalmente estão voltados para as áreas de Marketing e de Vendas, e podem incluir o salário da equipe,  compra e monitoramento de anúncios, aquisição de ferramentas, entre outros. Para calcular o CAC, é simples:

CAC = soma dos investimentos / número de novos clientes

Escritório Franco

Se interessou pelos benefícios que essas 5 métricas de negócio trazem para a sua empresa? O Escritório Franco está no mercado há 40 anos e também te auxilia no crescimento do seu negócio. Com suporte e a base legal necessária, o Escritório Franco te ajuda a diminuir os gastos com impostos. Converse com a Escritório Franco!

Precisa de ajuda profissional?
Fale conosco.

Preciso de ajuda profissional