Nota Fiscal Eletrônica: Tudo o que você precisa saber sobre ela

Emitir nota fiscal é um processo muito importante para qualquer empresa e a nota fiscal eletrônica agiliza e simplifica todo o processo. Saiba mais!

01/09/21 às 20:01
Nota Fiscal Eletrônica: Tudo o que você precisa saber sobre ela

Aprenda tudo sobre a Nota Fiscal eletrônica

A nota fiscal eletrônica é um dos modelos de NF utilizados pelos prestadores de serviço. Toda empresa precisa pagar seus impostos e prestar contas em dia, com exceção para quem é isento. Quando isso não é feito, o negócio fica sujeito a multas e juros. 

A nota fiscal eletrônica o NF-e diminui os custos, simplifica a gestão e torna o processo menos burocrático. É um documento muito utilizado no Brasil, sendo um dos mais importantes para as transações feitas entre clientes e vendedores de produtos ou serviços.

Quem nunca comprou um produto e pediu por uma nota fiscal? É um documento que comprova a legalidade da transação e ainda garante que o consumidor tenha seus direitos. A nota fiscal é vantajosa tanto para o cliente, quanto para a empresa, pois mantém a empresa trabalhando de acordo com a lei. 

Entenda mais sobre o que é nota fiscal eletrônica, como fazer e como emitir nota fiscal eletrônica. É só continuar a leitura!

Saiba tudo sobre a nota fiscal eletrônica | Foto: Unsplash.

O que é a Nota Fiscal eletrônica?

A nota fiscal eletrônica ou nota fiscal de produtor eletrônica (NF-e) é um documento digital que tem como objetivo formalizar a venda de um serviço ou produto, de forma física ou digital. A NF-e substitui aquele monte gigante de papelada que, anteriormente, o empreendedor precisava reunir para emiti-la manualmente. Antes, era necessário preencher tudo em grandes blocos, o que ocupava muito tempo do empreendedor e, também, exigia muito espaço para serem armazenados. Porém, em 2006, entrou em vigor a nota fiscal eletrônica, visando agilizar e simplificar todo o processo. A partir disso, deixou de ser necessário preencher documentos manualmente.

A empresa entra no programa de emissão de notas fiscais, coloca os dados necessários e depois emite rapidamente, tudo de forma online. Existe uma representação da NF-e que se chama DANFE. É o Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica, mas não é a nota fiscal. 

O objetivo da NF-e é comunicar o governo sobre qualquer venda de produto ou serviço realizada por uma empresa, de forma a evitar que ocorra uma evasão fiscal. É a nota fiscal que estabelece uma relação de confiança comercial entre empresa e cliente. E a nota fiscal eletrônica facilita esse processo, agilizando tudo!

Como emitir a Nota Fiscal eletrônica?

Aprender a emitir uma nota fiscal é fundamental, já que ela é muito importante para manter uma empresa funcionando na legalidade. Entretanto, uma dúvida comum é como emitir nota fiscal eletrônica MEI. 

A verdade é que ela pode ser emitida da mesma forma que qualquer outra pessoa jurídica. A tarefa não é muito simples e a NF-e pode ser emitida no site da prefeitura em que sua empresa se encontra registrada. 

Cada prefeitura possui um padrão específico para a emissão da NF-e, sendo que algumas exigem senha, login, certificado digital, entre outros. A melhor forma de garantir uma nota fiscal eletrônica emitida da maneira correta é utilizando programas de emissão de notas fiscais. Então, veja como emitir nota fiscal eletrônica passo a passo:

  • Comece entendendo qual o melhor enquadramento tributário para o seu negócio.

  • Cadastre a sua empresa no SEFAZ da sua região, é um passo fundamental.

  • Escolha um bom programa para emitir as suas notas fiscais.

  • Seguindo esses passos, saberá como fazer nota fiscal eletrônica.

Como Consulta Nota Fiscal pelo CPF?

Consultar a nota fiscal é bem fácil. Para fazer isso, primeiro é necessário criar um cadastro no site da Secretaria da Fazenda. Para consultas pelo CPF, basta cadastrar na opção “pessoa física”. Será apresentada uma outra opção de cadastro e você escolhe a que melhor se adequar, entre elas encontrará “consumidor” e “contabilista”. Depois de preencher todas as informações de cadastro solicitadas pelo site, basta clicar em “avançar”. A partir disso, já é possível consultar o saldo. 

Quando quiser consultar a nota fiscal, é só entrar no site com seu login cadastrado e depois clicar na opção “Consultar”. Irá aparecer as opções disponíveis para consulta e basta você escolher a que deseja visualizar. É bem rápido e fácil, a consulta da nota fiscal pode ser realizada pelo CPF em poucos minutos! 

O que é a Nota Fiscal, para que ela serve?

A nota fiscal é um documento utilizado para registrar as vendas de uma empresa. Toda vez que o empreendedor recebe um pagamento, precisa emitir uma NF para o cliente. É direito do consumidor receber uma nota fiscal toda vez que comprar um produto ou contratar um serviço. Por exemplo: se uma pessoa compra um produto e ele apresenta defeitos, consegue trocá-lo ou receber o dinheiro de volta se apresentar a nota fiscal. Além disso, todo negócio precisa guardar suas notas fiscais por pelo menos 5 anos. Esse é o prazo que a Receita Federal tem para solicitar que a empresa apresente os documentos.

É importante emitir notas fiscais, porque elas são usadas pela contabilidade para calcular impostos da empresa e o financeiro utiliza-as para conseguir fazer estimativas de faturamento e estoque. Se não emitir uma nota fiscal, a empresa pode correr sérios riscos. 

Entre os possíveis problemas estão: desorganização do sistema financeiro e sonegação fiscal. Visto que a Receita Federal considera que a empresa está omitindo seus ganhos ao não emitir a nota fiscal. O que pode acarretar em multas que variam entre 10% e 100% do valor da nota fiscal não emitida. Além disso, as multas são cumulativas e contam com juros bem altos. 

Existe um prazo para emitir a Nota Fiscal?

A legislação vigente não exige um prazo fixo para que as empresas façam a emissão das notas fiscais. Contudo, existem boas práticas que todo negócio pode seguir. 

Por exemplo, é indicado emitir a nota fiscal de produtos comprados por clientes antes que esses produtos sejam enviados. Não existe uma lei, que diga quantos dias antes a nota fiscal precisa ser emitida, mas o fundamental é que a emissão ocorra antes de o produto sair para entrega. No caso de empresas que prestam serviços, o indicado é emitir a nota fiscal assim que o cliente tiver acesso ao serviço pelo qual contratou.

A nota fiscal eletrônica facilita todo o processo de emissão de notas fiscais, permitindo que a empresa as emita rapidamente, assim que um consumidor realizar a compra de algum produto. Está precisando de alguma ajuda com as suas notas fiscais ou está tendo algum problema? O Escritório Franco está à sua disposição para te ajudar! Seja para se adequar à lei se você for MEI, ou simplesmente para ter um suporte na parte tributária. Para mais informações, converse com o Escritório Franco!

 

Precisa de ajuda profissional?
Fale conosco.

Preciso de ajuda profissional