Saiba por que e como consultar o CNPJ de uma empresa
O sonho de empreender finalmente se tornou realidade e, agora, você tem o seu próprio negócio. A felicidade desse momento é enorme e te motiva a dar passos maiores dentro do mundo do empreendedorismo, como fazer negócio com outras empresas. Embora os sentimentos sejam bons motivadores para seguir firme, investindo nos negócios, eles não devem ser os únicos elementos a guiarem a escolha da empresa com a qual se fará negócios. A começar, deve-se pensar também em CNPJ e consulta.
Na hora de ampliar os investimentos, a empreendedora deve ter certeza da credibilidade da empresa com a qual está negociando para evitar golpes. Mas você sabe como fazer isso? A dica está no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). Fazendo uma consulta CNPJ, você evita muitos problemas.
A questão é que nem todas as pessoas sabem como realizá-la. Se esse for o seu caso, nós, do Escritório Franco, preparamos este artigo, no qual você vai aprender como consultar CNPJ de uma empresa e, assim, fazer negócios em segurança, sem precisar de um escritório de contabilidade ou outros serviços relacionados à contabilidade.
Como fazer CNPJ consulta? Saiba mais informações sobre contabilidade e como fazer a sua consulta. | Foto: Freepik.
O que é um CNPJ?
Tendo uma empresa ou sendo um microempreendedor individual, você já tem um Cadastro Nacional de Pessoa Física, o famoso CNPJ. Essa sigla se refere a um número, composto por 14 algoritmos, que identifica a empresa na Receita Federal, órgão vinculado ao Ministério da Fazenda. Na prática, o CNPJ funciona como uma espécie de CPF da empresa, oficializando a sua existência.
Para que serve um CNPJ?
Como mencionamos, o CNPJ funciona para identificar e legalizar a empresa diante do Estado. A abertura do CNPJ é o primeiro passo para que a empresa possa requerer outros documentos para iniciar suas atividades de acordo com a lei. Para tornar essa explicação mais simples, citamos alguns exemplos das atividades ou documentos que dependem do CNPJ a seguir.
-
Emissão de nota fiscal;
-
Pagamento de imposto;
-
Contratação de funcionários;
-
Abertura de conta bancária;
-
Participação em licitação pública;
-
Pedir empréstimos em bancos públicos ou privados.
Como o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica funciona?
Neste momento, você já entende melhor o que é o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, sabe o que é e para o que ele serve, mas como ele funciona? Que informações o CNPJ revela sobre a empresa? Você sabe que as empresas podem mudar de nome, seja porque mudaram de donos, ou por outros motivos. De qualquer maneira, alguns de seus dados oficiais não mudam, um deles é o CNPJ. Assim, é possível que as pessoas interessadas na empresa possam acompanhar a sua trajetória.
Por meio do CNPJ, consegue-se ter acesso à sua Razão Social, que é o nome oficial da empresa, data de abertura, descrição das atividades econômicas, natureza jurídica da empresa, endereço, contato e a sua situação. Essa última pode ser classificada em ativo, inativo ou inapto, suspenso, baixado ou nulo. Daqui a pouco, você vai entender o que significa cada uma dessas classificações.
Como fazer uma consulta do CNPJ?
Sabendo de toda a importância do CNPJ, você já consegue concluir a importância de ter esse registro e, mais ainda, de consultá-lo antes de fazer algum negócio. No entanto, como consultar um CNPJ? Há diversas formas de consultar CNPJ, algumas delas são pagas, como a do Serasa, e outras, gratuitas.
Uma das consultas gratuitas que você pode fazer rapidamente da sua casa é no site da Redesim. A Redesim é uma rede de sistemas informatizados da Receita Federal, na qual é possível checar o cadastro de CNPJ das empresas, independente dela estar cadastrada em um poder municipal, estadual ou federal. Isso é possível, porque a Redesim tem informações integradas de todas as empresas que atuam no País, permitindo que a pessoa que pesquise consiga ter informações de contabilidade e atuação da empresa.
Sabendo disso, para fazer a CNPJ consulta, você deve acessar o site da Redesim, digitar o CNPJ da empresa e clicar em consultar. A partir disso, você poderá ver a situação da contabilidade da empresa, responsável e outras informações, disponíveis para download e impressão. Agora, você já está apto a saber mais sobre a contabilidade e outras informações da empresa que deseja fazer negócio.
Como consultar CNPJ pelo CPF?
Como você já deve ter percebido, todas as formas de consultar o CNPJ exige o fornecimento do número do CNPJ. Se você sabe esse número de registro, não terá problemas, no entanto, e no caso de você não conhecer o CNPJ? É possível consultar o CNPJ pelo CPF do dono da empresa? Por questões de segurança, não é possível consultar o CNPJ da empresa, por meio do CPF de seu dono.
O que aparece em uma consulta do CNPJ?
Em uma consulta de CNPJ, você poderá ver a Razão Social, data de abertura da empresa, o nome do responsável por ela, endereço, contato, natureza jurídica e a situação da empresa, aquela que citamos anteriormente. Como já mencionado, ela pode ser classificada das seguintes formas:
1. Ativa
Quando uma empresa tem CNPJ ativo significa que ela está regularizada e não tem pendências.
2. Inapto ou Inativa
Empresa inapta ou inativa significa que que ela deixou de apresentar documentos de contabilidade, como demonstrativos ou declarações, por dois anos consecutivos. Assim, não é possível saber detalhes importantes da contabilidade da empresa.
3. Baixado
O CNPJ baixado significa que a empresa solicitou essa ação à Receita Federal, mas a própria empresa pode escolher quando ativá-lo novamente para poder voltar a funcionar.
4. Nulo (H3)
Se a empresa tem CNPJ nulo, ela pode ter características duvidosas devido a um registro duplo nos poderes responsáveis, ações ilícitas, ou desobrigação de ter o registro.
5. Suspenso
Empresa com CNPJ suspenso é indicativo de que a empresa pode estar envolvida em alguma situação fraudulenta, deixou de cumprir suas obrigações ou há inconsistência de dados.
Conheça o Escritório Franco
Agora que você já sabe como fazer o CNPJ consulta e sua importância para entender a contabilidade da empresa, seu futuro, está na hora de nos conhecer melhor. Nós, do Escritório Franco, estamos há mais de 40 anos no mercado, ajudando diversas pessoas a tornarem o sonho de empreender em uma realidade. Com profissionais experientes, nós criamos a sua empresa em tempo reduzido, por meio do chat em nosso site.
Tudo o que precisamos é de alguns dos seus dados, como sua assinatura. Quando estiver tudo pronto, você apenas precisará pagar a taxa ao governo para dar início às suas atividades. Se você precisar de mais ajuda para além de abrir a sua empresa, como algum CNPJ consulta, lançamento de nota fiscal, ou qualquer outra atividade da contabilidade, conte conosco. Ajudar pessoas, como você, que têm o sonho de empreender é a nossa missão. Para mais informações, converse com o Escritório Franco para te ajudar com a contabilidade de sua empresa.