Empreendedorismo: 7 dicas para quem quer abrir uma empresa

Empreendedorismo e segurança financeira podem caminhar juntos. Confira 7 dicas do Escritório Franco para abrir uma empresa promissora

01/09/21 às 19:52
Empreendedorismo: 7 dicas para quem quer abrir uma empresa

7 Dicas para quem quer abrir um negócio

Tirar aquela ideia do papel e colocá-la em prática pode não ser tão simples, mas não é motivo para desanimar. Abrir uma empresa exige muita organização e planejamento, especialmente nas etapas que necessitam de investimentos financeiros - a contabilidade em si. Quando o assunto é contabilidade, o empreendedor precisa ter muita atenção, ainda mais se os recursos forem escassos. Neste post, reunimos 7 dicas  para te ajudar a abrir sua empresa e manter vivo o espírito do empreendedorismo.

Dificuldade em tirar as ideias do papel? O Escritório Franco tem 7 dicas empreendedorismo e dicas de contabilidade para empreendedores. | Foto: Freepik.

Dicas de empreendedorismo para abrir uma empresa

1 - Converse com pessoas experientes

Antes de dar qualquer passo, é preciso acreditar no potencial do seu negócio, validá-lo em termos de contabilidade, por exemplo. Para ter certeza de que a sua ideia de negócio é um bom investimento e de contabilidade, não adianta recorrer aos pais, familiares ou amigos, é preciso ir direto a quem entende do assunto. 

Procure conversar com outros empreendedores experientes ou, ainda, com potenciais clientes - que terão noção de contabilidade. Assim saberá se o seu negócio é de fato atrativo e potencialmente rentável. Essa é uma forma também de, quem sabe, conhecer os modos de funcionamento de outras empresas semelhantes a que você deseja abrir, bem como suas boas práticas, falhas e desafios. 

Outro ponto importante é não buscar o conselho de pessoas que irão apenas reiterar suas ideias. Procure o conselho daquelas pessoas que podem te desafiar e permitir que você defenda melhor seus argumentos e, assim, tome decisões melhores - para o negócio e sua contabilidade. Os empreendedores podem não gostar do que vão escutar, mas é de extrema relevância construir essa maturidade e considerar com cuidado todos os conselhos, alertas e feedbacks - principalmente aqueles ligados à contabilidade. 

2 - Pense sempre nos clientes

Quem são meus clientes? Onde eles estão e como posso encontrá-los? Essas são algumas das primeiras perguntas que todo empreendedor precisa responder. Inicialmente, podem parecer perguntas fáceis de responder, mas não se engane. Esse é um exercício valioso e que merece uma boa reserva de tempo e dedicação. 

Também separe um tempo para gastar na criação de seus produtos e/ou serviços, sempre mirando superar as expectativas das pessoas. Tenha em mente que os primeiros clientes servirão de referência. Um negócio sempre pode ser aprimorado.

Mantenha firme o pensamento no bem-estar e satisfação dos seus clientes e use isso como guia para atualizar o seu negócio. Pensar na clientela é uma das mais importantes dicas de empreendedorismo e, até mesmo, de contabilidade. 

3 - Tenha paciência e sabedoria na busca de pessoas

Como diz o ditado, a paciência é amiga da perfeição. Quando não se tem muito aporte financeiro no começo, é necessário encontrar maneiras mais econômicas de alcançar clientes em potencial. Essa é uma tarefa que requer tempo, mas é melhor do que arriscar muito dinheiro em operações eficazes desconhecidas, e arriscar o sucesso de um negócio que ainda está se estabelecendo. 

O mesmo se aplica ao recrutamento. Não se apresse em contratar funcionários em tempo integral. Você pode começar com trabalhadores temporários e terceirizar algumas funções, e lembre-se de ajustar as condições de pagamento de maneira compatível com o prazo de pagamento da clientela, para não atrapalhar a contabilidade. 

4 - Entenda que comunicação é um investimento

Um erro comum no mundo empreendedor é investir todas as fichas no design e no lançamento do produto da empresa, e esquecer de destinar tempo e recursos financeiros para uma etapa fundamental, que é a divulgação. 

Sempre é bom reforçar que, quando se está iniciando um negócio com recursos limitados, é preciso ser sagaz. Pesquise maneiras eficazes e mais econômicas de alcançar os consumidores e reinvestir os lucros em um bom serviço de marketing.

Muitos se enganam ao enxergar a comunicação como um gasto, e não como um investimento que pode trazer retornos, muitas vezes, intangíveis. E vale a pena começar a agir antes mesmo de o produto estar pronto.

5 - Estabeleça o valor inicial do investimento

Completar o capital inicial da empresa com fundos bancários pode ser uma sentença de morte para o negócio. É provável que os primeiros meses não sejam tão rentáveis para  compensar as dívidas, o que pode terminar em um acúmulo de juros e dificultará ainda mais a manutenção do orçamento.

No momento de estabelecer o orçamento inicial, todos os recursos necessários para as atividades iniciais devem ser considerados, incluindo a compra de bens e maquinários, e até mesmo custos de decoração da loja ou o que quer que seja. 

Preservar o capital de giro para os meses iniciais de despesas também é uma boa maneira de evitar dores de cabeça futuras com a contabilidade. É preciso ser bastante cauteloso com a contabilidade, especialmente, neste período em que o negócio ainda é, de certo modo, instável. 

6 - Todos os custos na ponta do lápis

Outra dica valiosa de contabilidade para empreendedores é conhecer a fundo todos os custos da empresa. Tenha essa contabilidade na ponta do lápis! Muitos empreendedores, por falta de experiência, condenam o seu negócio por não conseguir enxergar todas as despesas do seu empreendimento. Quer alguns exemplos? Tributos e gastos com o 13º e FGTS dos funcionários devem ser colocados, sim, no papel da contabilidade.

Para evitar más surpresas com o orçamento, além de ter tudo bem colocado na ponta do lápis, providencie também uma reserva de contingência. A contabilidade da sua empresa agradece.

7 - Separe as finanças da empresa das suas finanças pessoais

Muitos empreendedores iniciantes têm dificuldade em separar a contabilidade da empresa das contas pessoais. Tirar dinheiro do caixa para pagar contas de casa, fazer o mercado do mês ou usar o cartão de crédito pessoal para pagar produtos do estoque da empresa são maus exemplos de como lidar com as finanças. Para evitar essa situação, é importante definir o salário dos sócios com base na rentabilidade da empresa.

Também vale lembrar que nem todos os lucros da contabilidade precisam ser repartidos entre os sócios, pois uma parcela dessa contabilidade deve ser reinvestida na empresa para auxiliar o seu crescimento. 

Escritório Franco e auxílio no empreendedorismo

Está com dificuldades de organizar as finanças da sua empresa? Aqui vai uma dica bônus! Procure um serviço de contabilidade de qualidade, como o Escritório Franco, e economize tempo e dores de cabeça futuras. Deixe que um profissional qualificado preserve o setor financeiro do seu negócio, ajudando-o a caminhar rumo ao sucesso. Mantenha vivo o espírito do empreendedorismo sem comprometer a segurança financeira do seu negócio, assim, converse com o Escritório Franco e tire suas dúvidas.

.

Precisa de ajuda profissional?
Fale conosco.

Preciso de ajuda profissional