Como saber se estou pagando muito imposto?

As contas não estão batendo? Você pode ter um excedente no pagamento de imposto. Saiba como proceder e como evitar esse erro com os profissionais certos.

17/08/21 às 22:23
Como saber se estou pagando muito imposto?

Dicas para saber se você está pagando mais imposto que devia

O pagamento de imposto de renda pode ainda ser uma grande incógnita para aqueles que estão iniciando sua vida financeira independente, ou até mesmo para os que já possuem essa independência. A ignorância sobre o assunto pode ser autoprejudicial em algumas situações, como pode ocorrer de você pagar impostos indevidos. Aqui, ajudaremos você a entender melhor como verificar o pagamento do imposto de renda e como proceder quando houver o erro de pagar mais impostos do que deveria. 

O que é imposto de renda?

Primeiramente, é importante entender o que é imposto de renda e o porquê de termos de pagar este tributo federal. O imposto de renda acompanha a evolução patrimonial de trabalhadores e empresas por meio da declaração dos ganhos anuais destes. No ano seguinte, é avaliado se o valor cobrado a você é válido perante a sua quantidade de gastos. O pagamento possui um prazo, que normalmente é até dia 30 de abril, porém, o pagamento do imposto de renda 2020, por se tratar de um momento atípico, foi prolongado para dia 30 de junho.

Saiba se você está pagando mais impostos do que deveria | Foto: Unsplash

 

Como declarar imposto de renda?

Para declarar o imposto de renda, você precisa ter em mente todas as suas despesas e ganhos, como salário anual, se você faz faculdade particular, plano de saúde, a sua casa, etc. A Receita Federal libera anualmente o programa de Declaração do Imposto de Renda, sendo que é necessário fazer o download do programa e preencher os campos com as informações que são pedidas. Após esses passos, um documento com suas ações financeiras é gerado.

O pagamento de imposto possui cunho social, há o conceito de que a parcela populacional com um rendimento maior contribua mais para o governo em prol de que essa contribuição vire melhorias na qualidade de vida da população. Essas melhorias são destinadas às áreas da saúde, educação e transferência de renda, que são programas como “Fome Zero” e “Bolsa Família”. Uma parte do valor arrecadado é enviado para programas de inclusão social e geração de empregos.

Como saber se minha empresa paga impostos indevidos?

A análise do extrato do Simples Nacional é um dos primeiros recursos a se recorrer para verificar se houve pagamento a mais de impostos, pois esse documento retrata detalhadamente a maneira como você paga os seus impostos. Além disso, mesmo que você possua conhecimento sobre finanças, o apoio de um contador pode ser positivo por conta da experiência do mesmo.

Outra opção extremamente recomendável é a análise dos documentos de entrada e saída da empresa e verificar o NCM, CFOP, ICMS ST e as datas de venda. Auditoria e consultoria também são maneiras de saber se a sua empresa está pagando impostos indevidos.

A auditoria serve como uma segunda fonte de consulta sobre os seus pagamentos dos impostos. Ela consiste em um exame mais profundo nos registros contábeis que permitirá a identificação dos possíveis erros de pagamento do imposto de renda. A consultoria pode ser contratada para cuidar de todo o setor contábil da sua empresa, o consultor auxiliará na escolha do modelo de tributação que se encaixará melhor com seu negócio e lhe mostrará o que se deve pagar.

O que fazer se paguei impostos indevidos?

Caso tenha ocorrido de o pagamento de imposto ter sido indevido, a Receita Federal devolve o que foi pago a mais. Essa restituição, caso seja feita por meio do Simples Nacional, irá realizar a devolução do valor em um período de 30 a 60 dias e ele estará no caixa da organização. Pelo Simples Nacional, os impostos que podem ser recuperados são o ICMS ST, PIS, ISS, COFINS.

Como descobrir se uma empresa paga ICMS?

ICMS significa Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação, isto é, é o imposto cobrado quando um determinado produto ou serviço circula entre cidades e estados, ou de pessoas jurídicas para físicas. Esse tributo está presente na maioria dos setores, são eles: fornecimento de mercadorias com prestação de serviços, serviços de telecomunicação, importação de mercadorias, serviços prestados no exterior, mercadorias em geral, transportes interestadual e intermunicipal, combustíveis e derivados e energia elétrica.

Quanto de imposto paga um ME?

A busca por um auxílio na parte financeira pode ser positiva para o microempresário, uma vez que uma microempresa deve pagar o Imposto sobre Serviços (ISS), Programa de Integração Social (PIS), Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ), Contribuição Previdenciária Patronal (CPP), Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL), Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS). 

Entretanto, se a microempresa optar pelo Simples Nacional, a maioria dos tributos anteriormente citados virão reunidos no Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS). A seguir, temos algumas porcentagens de impostos cobrados para pequenas empresas:

IRPJ

O IRPJ será mensurado a partir do faturamento que a empresa obteve nos últimos 12 meses e a alíquota é de 15% do lucro real ou presumido. Porém, para os que optam pelo Simples Nacional, a taxa gira em torno de 0% a 0,54% para empresas que realizam atividade industrial ou comercial e pode ir até 0,84% para empresas que prestam serviços. 

CSLL

Já a CSLL possui a taxa de 9%, mas para instituições financeiras de capitalização e seguros privados pode chegar a 15%, contando com o Simples Nacional a taxa é de 0,79% para prestadoras de serviço e para as que se encaixam no Anexo IV é 2,53%.

COFINS

A alíquota do COFINS pode ser de 3% ou 7,6%, irá depender do regime em que a empresa está inserida e se ela opta ou não pela incidência cumulativa. Para os optantes do Simples Nacional, a taxa para comércio e indústria é 1,6%, 2,42% para serviços e 2,63% para os que se encaixam no anexo IV. 

PIS

Em relação ao PIS, essa contribuição é paga sobre o faturamento da instituição ou da folha de pagamento, podendo variar dependendo da atividade executada. A taxa com o Simples Nacional chega a 0,38% para comércio e indústria, para os inseridos no Anexo IV é 0,57%

Tenha ajuda de profissionais

 

Caso esteja passando por complicações ao pagar impostos, converse com a Escritório Franco. A Escritório Franco foi fundada há 40 anos, com intuito de ajudar seus parceiros a pagarem menos ao governo, e procura atender a todos os portes de empresas (desde indústrias até startups ou MEI). Somos seu braço direito quando se trata do pagamento de imposto. O serviço é realizado por contadores profissionais, buscamos os documentos e levamos a declaração pronta, além, é claro, de acompanhar todo o processo da situação da declaração. Além disso, ajudamos seus sonhos a saírem do papel, pois acreditamos em você e na sua empresa.

 

Precisa de ajuda profissional?
Fale conosco.

Preciso de ajuda profissional