Saiba mais sobre a lei geral das microempresas e empresas de pequeno porte

Saiba mais sobre a lei geral das microempresas e empresas de pequeno porte, e entenda como alavancar seu negócio com a Escritório Franco.

17/08/21 às 22:38
Saiba mais sobre a lei geral das microempresas e empresas de pequeno porte

Lei geral da micro e pequena empresa: o que é preciso saber?

     O empreendedorismo vem crescendo em escalas exponenciais no Brasil e ao redor do mundo todo. Abrir um negócio é um passo muito importante na vida de qualquer um. Nesse sentido, é fundamental estar por dentro dos quesitos burocráticos e legislativos que englobam esse universo.

Você, que é microempreendedor ou dono de uma empresa pequena, conhece a fundo a lei geral de microempresa e empresas de pequeno porte ou lei geral de micro e pequena empresa?

Acompanhe esse guia completo e fique por dentro de tudo o que você precisa sabe sobre lei geral de micro e pequena empresa!

lei geral da micro e pequena empresa I Link: Soften Sistemas

O que é a Lei Geral de Micro e Pequena Empresas?

    Em palavras simples, a Lei Geral de Micro e Pequena Empresas é uma emenda da Lei Complementar nº. 123/2006. Ela visa uma regulamentação favorecida, simplificada e diferenciada das condições, realidades, direitos e deveres, desse setor tão importante para a economia e organização da sociedade como um todo, o microempreendedor e as pequenas empresas. Continue lendo e saiba mais sobre a lei geral de micro e pequena empresa.

Quais os impactos da lei geral no mercado?

O grande e principal objetivo da Lei de Micro e Pequena Empresas é ajudar no desenvolvimento dessa área e aumentar a competitividade da pequena empresa e do microempreendedor individual. Está entendendo como a lei geral de micro e pequena empresa funciona?

Tudo isso faz parte de um plano estratégico no panorama geral de setores como a geração de emprego, inclusão social, a distribuição de renda, a redução da informalidade e o fortalecimento da economia do país. É assim que a lei geral de micro e pequena empresa influencia o mercado como um todo.

Qual a importância dessa lei?

    Uma vez que a situação econômica não está nada fácil, para a figura do microempreendedor e para a pequena empresa, ter a Lei Geral à sua disposição e favor é de uma tremenda importância.

A Lei Geral de Micro e Pequena Empresas assegura uma melhor situação aos pequenos negócios. Deste modo, os benefícios são coletivos; um cidadão comum tem uma maior facilidade na hora de abrir um negócio e garante uma boa oportunidade para abrir postos de trabalho e gerar cada vez mais empregos no mercado. 

Confira, agora, a simplificação da lei geral de micro e pequena empresa.

Lei Geral Simplificada

    A lei geral de microempresas e empresas de pequeno porte (ou lei geral de micro e pequena empresa) apresenta uma didática e classificação dos negócios com base na receita bruta anual. E algumas articulações que devem ser seguidas à risca pelos empreendedores, como o Registro da legalização das empresas ou o simples nacional.

Funcionamento

     Em primeiro lugar, o processo de registro e legalização de empresas deve ser feito a partir de uma entrada única dos dados e documentos necessários e de modo integrado com os órgãos envolvidos. Já o recolhimento dos valores correspondentes ao simples nacional engloba oito impostos, que são IRPJ, CSLL, PIS/PASEP, COFINS, IPI, CPP, ICMS e ISS.

MEI

     Uma questão que também não pode ser deixada de lado, dentro da lei geral de micro e pequena empresa, é referente ao MEI - Microempreendedor Individual. Em linhas gerais, um empresário individual legalizado com receita bruta anual de até R$ 81.000,00, e optante pelo Simples Nacional, é o que se encaixa na categoria MEI.

Um MEI é impossibilitado de possuir mais de um estabelecimento ou participar de outra empresa como sócio. Além disso, um MEI deve restringir-se a apenas um empregado contratado que receba salário mínimo. 

Deveres

    Uma vez citados os direitos, também, é necessário abordar os deveres apontados na lei geral de microempresas e empresas de pequeno porte. As micro e pequenas empresas possuem uma participação nas licitações públicas que não podem ser ignoradas.

Tudo isso é uma forma de, seguindo a lei geral de micro e pequena empresa, promover uma a ampliação da eficiência das políticas públicas, garantir um incentivo à inovação tecnológica e o desenvolvimento econômico e social. 

Lei de falências e recuperação de empresas

     Deixemos um pouco de lado a lei geral de micro e pequena empresa para falar de outra coisa. Tão importante quanto a Lei Geral das Micro e Pequena Empresas, que visa proteger a figura do empreendedor, é a Lei de falências e recuperação de empresas.

É fundamental que o dono de um negócio, seja ele de qual porte for, entenda as emendas e o que diz essa lei, afinal não só de momentos bons economicamente falando, que vive um negócio.

     De maneira geral, a Lei de falências e recuperação de empresas é a 11.101/2005, porém sofreu com reformas através da lei nº 14.112/202. E é relativamente recente no mercado, tendo entrado em vigor efetivamente, nesse ano de 2021. Sendo assim, fique atento a essa novidade legislativa.

O que é?

      A Lei de falências e recuperação de empresas é aquela que, a grosso modo, controla as relações entre o devedor empresário, seja ele de qual porte for, e seus credores. Com essa lei, algumas possibilidades em um momento de dificuldade financeira de uma empresa, ficam mais flexíveis. 

    Com essa reforma da Lei de falências e recuperação, há maior flexibilização das relações entre credores e devedores, por intermédio judicial, é claro. Agora, o devedor tem o direito de tentar fazer um acordo com seus credores, por meio de mediação prévia à recuperação judicial.

Além disso, a reforma da Lei de falências e recuperação garante a regulação da insolvência transnacional, a aceleração de venda de bens do instituto ou pessoa física falida, redução do prazo do fim das obrigações do falido e a regulação do financiamento ao devedor em recuperação judicial.

    Agora que você já está ciente das questões burocráticas e legislativas que englobam esse universo do empreendedorismo, estamos juntos com você, que está interessado em começar um negócio.

Por que não contar com profissionais para lá de capacitados, que te ajudarão na jornada de seu pequeno negócio, micro empreendimento ou startup? O Escritório Franco tem área de atuação em contabilidade e está há mais de 40 anos no mercado.

Escritório Franco

Agora, que você concluiu nosso artigo sobre lei geral de micro e pequena empresa, temos uma indicação. A empresa visa auxiliar parceiros a pagar menos para o governo e atendendo todos os portes de empresas: indústrias, MEI, startups, pequeno negócio e muito mais sobre lei das micro e pequenas empresas.

   Converse com a Escritório Franco e dê um passo à frente no caminho para o sucesso de seu negócio. Podemos lhe ajudar em todas as etapas de desenvolvimento: desde os primeiros passos na criação de uma empresa, para tirar seu sonho do papel, até às questões essencialmente burocráticas como planos de Lucro Real e Lucro Presumido.

   Faça parte da vasta gama de clientes satisfeitos que já temos nesses anos de atuação no mercado da contabilidade e alavanque seu micro empreendimento ou pequeno negócio para outro patamar contando com a ajuda e apoio de toda a equipe de profissionais da Escritório Franco

Precisa de ajuda profissional?
Fale conosco.

Preciso de ajuda profissional