Como organizar o financeiro de uma empresa: 9 dicas

Confira como organizar o financeiro de uma empresa, por meio, de algumas ações de controle do setor e como identificar a situação do seu negócio

17/08/21 às 22:18
Como organizar o financeiro de uma empresa: 9 dicas

9 dicas para começar a organizar o financeiro da sua empresa

Organizar o financeiro do seu negócio é o primeiro passo para ter sucesso. Principalmente, quando falamos dos pequenos empreendimentos, uma vez que contam com uma verba pequena que precisa ser bem administrada.

Desse modo, quando não há uma clara organização do seu local (físico ou online) de trabalho, maiores são as chances de surgirem falhas durante a execução de processos, implicando em perda de vendas até.

Por isso, confira como organizar o financeiro de uma empresa e como identificar se a sua empresa está com problemas no setor.

Há formas de como organizar o financeiro de uma empresa I Foto: Pixabay

 

Como organizar o financeiro de uma empresa: segredos do sucesso

1. Separe as contas pessoais das da empresa

Esse é um erro grave, mas muito comum, sobretudo, nas pequenas empresas ou em empresas familiares. A missão de como organizar o financeiro exige disciplina. É preciso ser rigoroso quanto à separação das suas finanças pessoais das da empresa. Caso contrário, haverá uma confusão em sua contabilidade.

Separe os recursos que vem do lucro da empresa e o que voltará para ela como investimento. Logo, se quer saber como organizar o financeiro da sua empresa, uma dica é definir ou combinar com os sócios períodos, valores e condições nas quais podem ser feitas as retiradas, evitando, assim, a transferência de capital da empresa para o patrimônio pessoal. 

2. Faça um orçamento todo ano

Como organizar o financeiro de uma empresa também significa mais segurança, mesmo que um investimento surja e pareça ser uma ótima oportunidade, os próximos passos do seu negócio devem ser bem calculados com antecedência.

A dica é fazer um orçamento anual com o valor disponível que pode ser usado, por exemplo, para aumentar um setor, contratando mais pessoas ou comprando mais ferramentas. 

Assim, as finanças da sua empresa não serão prejudicadas. Além do valor, é preciso definir o foco e objetivos dos próximos investimentos. Ao contrário do que muitos pensam, o planejamento a longo prazo é importante mesmo para pequenas empresas.

3. Faça uma gestão correta dos seus fornecedores

Essa parte da gestão financeira da empresa exige muita organização, principalmente se você tem muitos fornecedores. Um mesmo produto precisa de várias matérias-primas de diferentes empresas.

Você terá que saber os preços de cada um dos fornecedores disponíveis no mercado. Caso haja um problema de fornecimento na empresa, isso irá prejudicar e muito o seu negócio. Problemas desse tipo podem ocorrer devido a atrasos de entrega ou má qualidade.

Para evitar isso, faça uma pesquisa completa e fique de olho nos fornecedores para saber se não há nenhum problema, garantindo uma boa gestão e relacionamento bom com eles.

4. Controle o estoque

O estoque deve ter equilíbrio. Não adianta acumular muitos produtos, pois estará gastando uma verba alta em um período de tempo curto, além de precisar de espaço para armazenar tudo isso. Por outro lado, se faltar produtos você perderá vendas. 

Então, a forma como organizar o financeiro da sua empresa passa por uma boa gestão do estoque. Para as finanças, é importante saber a saída de cada item, o tempo que leva desde a geração do pedido de compra até a entrega e todo o custo envolvido no processo. Em uma pequena empresa, com rendimento menor e verbas limitadas, é ainda mais importante controlar o seu estoque.

5. Saiba todos os prazos

É claro, que as formas de como organizar o financeiro incluem o conhecimento dos seus prazos. Isto é, saber as restrições de prazo, datas de recebimento e vencimento das contas. Os atrasos nos pagamentos geram juros. Fazer isso é importante também para que se tenha um controle do fluxo de caixa, estabelecendo metas e prioridades.

6. Tenha disciplina

Não tem como ter organização financeira sem disciplina, uma vez que é necessário acompanhamento diário, planejamento e metas. É preciso conhecer o desempenho, faturamento, custos fixos e total, lucros e nível de endividamento.

7. Mantenha os pés no chão

Também, é preciso ser realista. Um erro sério é superestimar as receitas ou ignorar despesas só para o orçamento não ficar no vermelho. Fique consciente da real situação da empresa para que possa criar um plano de ação e metas financeiras.

8. Lance os valores previstos

Depois de definir as categorias, faça o lançamento de todos os valores previstos de suas receitas e também das suas despesas. Não se esqueça de colocar eventuais pesquisas e despesas.  Isso deve ser feito todos os meses.

9. Negocie boas condições de pagamento

Como organizar o financeiro de uma empresa não passa apenas por uma gestão, é preciso também negociar boas condições de pagamento com as organizações com que tem negócios. Por isso, é preciso ajustar o prazo, negociar valores, parcelamentos e evitar juros altíssimos.

Como identificar um setor financeiro desorganizado?

É bem simples saber se a sua empresa está com o setor financeiro desorganizado. Pergunte se você tem controle sobre as suas finanças diárias e mensais, se é capaz de lidar com um evento de impacto financeiro adverso, tem condição de fazer investimento, perto da sua meta financeira, não consegue contrair dívidas, não é possível poupar recursos, ter parcelamentos que geram juros grandes.

Em uma empresa desorganizada financeiramente, será necessário a construção, antes de tudo, de um plano de ações eficiente, além de seguir à risca todas as dicas para se ter uma boa situação.

Por que organizar o setor financeiro da sua empresa?

A organização financeira de uma empresa permite que você levante os custos, desperdícios, endividamentos e investimentos feitos. Esse é o departamento que concentra todas as ações de uma empresa.

Por isso, é difícil mensurar como organizar o financeiro é relevante para a saúde da empresa. A falta de controle no setor pode acabar ocasionando em vários problemas:

  • Falta de dinheiro no fim do mês;

  • Aumento das dívidas a um juros altos;

  • “Sujar” o nome;

  • Aumento do trabalho;

  • Desenvolvimento de problemas de saúde (estresse, ansiedade, insônia, depressão, dor de cabeça, úlcera, abuso de substâncias e cansaço).

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