11 dicas de contabilidade para gerir o seu negócio
Para manter o seu negócio funcionando bem, sem falhas, é fundamental manter a organização da contabilidade da sua empresa. E não pense que contabilidade significa, apenas, uma gestão clara. Vai muito além, trata-se de uma saúde financeira.
Nesse sentido, um processo de contabilidade mal feito, coloca em xeque o sucesso do negócio. Por consequência, aumentam as chances de falência. Apesar de parecer complexa, a organização em todos os setores deve acontecer, sim. Não sabe como executar? Então, você pode estar precisando de dicas de contabilidade.
Assim, preparamos este artigo com o tema “dica contabilidade”. Confira, tenha uma ótima leitura!
Confira nosso artigo sobre dica contabilidade I Foto: Pixabay
Como a contabilidade pode ajudar os empreendedores?
A contabilidade, por meio de um planejamento tributário, ajuda o empreendedor a economizar dinheiro para a empresa. Nesse sentido, uma análise aprofundada de um contador faz com que se pague menos tributos, visto que o profissional vai indicar o melhor regime ao negócio.
Como organizar a contabilidade de uma empresa: 11 dicas
Chegou o momento das dicas de contabilidade práticas para que você consiga organizar a contabilidade do seu negócio, estruturando um escritório de muito sucesso.
Separar conta da empresa e conta profissional
Vamos à primeira dica contabilidade. Não cometa o erro de misturar receitas e gastos pessoais (pessoa física) com os da empresa (pessoa jurídica). Os próprios termos já entregam: são “pessoas diferentes”, então, cada uma tem que ter sua própria conta. Desse modo, você evita ficar descoberto (sem reserva emergencial) , bem como investir recursos desnecessários em ambas as contas.
Contratar um escritório de contabilidade
Bom, caso você não tenha a menor noção do tema, a saída é entrar em contato com um local especializado. Você precisa entender bem para fazer a gestão. Assim, um profissional formado, treinado para executar determinadas tarefas da rotina de contabilidade pode ser o ideal para evitar erros.
Guarde os documentos
Claro que o escritório de contabilidade contratado precisa fazer uso de toda a documentação do seu negócio para, assim, realizar os lançamentos. Ainda assim, os documentos (notas fiscais, extratos do banco, contratos) devem ficar arquivados no seu escritório.
No entanto, atenção à dica contabilidade: tome cuidado para não se tornar um acumulador compulsivo. Você não precisa guardar tudo. Fizemos uma lista (bem curtinha mesmo) com os documentos que devem permanecer com você, veja:
-
Contratos;
-
Alvarás;
-
Despesas dos últimos 5 anos;
-
Documentos de pagamentos a funcionários.
Sim, só isso, e acabou.
Só use recursos depois dos lançamentos
Se precisar lançar mão de um recurso específico do caixa (empréstimo), deixe a contabilidade avisada e, no fim do mês, desconte o valor do pró-labore (parcela de rendimentos divididos entre os sócios da empresa). Isso ajuda a inibir erros na gestão contábil. É uma das dicas de contabilidade mais importantes.
Pague menos imposto e continue dentro da lei
Uma das dicas de contabilidade mais queridas pelos empreendedores, sobretudo aqueles iniciantes: pagar menos impostos. A Elisão Fiscal pode ser uma grande amiga nessas horas. Elisão Fiscal é um planejamento fiscal, que visa detectar modificações de atividade para pagar menos impostos.
Basta alterar a atividade para o serviço correto, diminuindo a alíquota. Um simples erro de nomenclatura de serviços pode te fazer economizar!
Não pague impostos 2 vezes
Aqui vai uma dica contabilidade para empreendedores que prestam serviços a outras cidades. Você já paga o Imposto Sobre Serviços (ISS) no seu município mesmo. No entanto, ao prestar serviço fora da sua cidade, precisa pagar, além do seu, o ISS deste local. Ocorre uma bitributação (duplicação do tributo).
Para fugir disso, e permanecer na lei, faça o Cadastro de Prestadores de Outros Municípios (CEPOM). Com isso, você paga apenas uma vez o ISS. Para efetuar, entre em contato com a prefeitura da cidade na qual você vai fazer um serviço.
Empresas Simples Nacional - Isentas da retenção de impostos na fonte pagadora
Ao vender um serviço a outra empresa, ela precisa reter na fonte (descontar do seu pagamento) valores de tributos de abrangência federal, como:
-
Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ);
-
Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL);
-
Programa Integração Social (PIS);
-
Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS).
Contudo, se a empresa pertence ao Simples Nacional (regime compartilhado de arrecadação), você já está fazendo o pagamento desses tributos listados no seu Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS). Conforme a lei, portanto, você está isento da retenção na fonte pagadora.
Para concretizar isso, toda vez que vender um produto a outra empresa, diga que você está no regime Simples Nacional.
Fora procrastinação!
Esta não é apenas uma das dicas de contabilidade, vale para sua vida em geral: não deixe nada que você pode fazer hoje para amanhã. A frase é clássica, mas funcional. Nesse âmbito, logo que pagar um boleto ou receber uma quantia, mande a informação para a contabilidade já ir computando os valores e faça o cálculo.
Jamais coloque o cansaço à frente do bom senso, deixando os recibos/extratos jogados em um canto qualquer. Eles podem perder-se, comprometendo o fechamento da contabilidade.
Ajudar o contador
Você não precisa ficar sentado, aguardando o escritório ir até você pedir todos os documentos e notas para, enfim, fazer a contabilidade. Aja, adiante-se, e, assim que puder, já envie os dados necessários antes de acabar o mês.
Essa dica contabilidade é uma forma de não correr o risco de atrasar a contabilidade e afetar o pagamento de impostos. Você não vai querer pagar multas em nome da sua empresa.
Tecnologia a favor da contabilidade
Sempre que puder, automatize processos (pagamentos de salários, emissão de boletos, entre outros). Isso facilita a comunicação empresa/escritório de contabilidade. Na mesma linha, invista em softwares para, diariamente, inserir dados da rotina da empresa, deixando a contabilidade mais rápida. Foco em ganhar tempo de forma segura.
Esta dica contabilidade te ajuda a trazer mais organização e mais espaço ao ambiente de trabalho. A documentação gerada pela internet, bem como PDF’s, podem ser armazenados em pastas no próprio computador ou na nuvem, com protocolos de segurança de grandes organizações. Não é preciso imprimir.
Bom para o bolso, pois não vai precisar gastar com impressão e, pelo mesmo motivo, bom para o meio ambiente!
Estamos chegando ao fim das nossas dicas de contabilidade...
Contrate o Escritório Franco
Chegamos ao final das dicas de contabilidade com uma dica contabilidade incrível! Converse com a Escritório Franco e tire todas as suas dúvidas sobre contabilidade. A Escritório Franco pode te ajudar a ter uma melhor organização no seu negócio e a montar um escritório de contabilidade de sucesso.